A perspectiva de projetar em um terreno no limite da cidade possibilitou ensaiar estratégias de ocupação e organização de espaço que dificilmente são possíveis em lotes inseridos na cidade de São Paulo: um edifício espraiado e aberto para paisagem.
A escola foi implantada em um eixo perpendicular a rua no sentido da paisagem e está organizada em dois blocos articulados pela rampa que estabelece o vinculo entre ambos.
Procurou-se privilegiar um percurso e as visuais decorrentes do movimento neste espaço. Desta forma as rampas abrem-se para visuais mais distantes, para a outra vertente do vale, aproveitando-se da situação topográfica original típica desta borda da cidade.
Da rampa também se desfruta do espaço da quadra ou praça coberta de atividades. Do outro lado volta-se para o bairro e para cidade assim como para os espaços didáticos.
O bloco didático, na face norte, esta implantado no alinhamento do terreno e abre-se para um bosque. Todas as salas de aula desfrutam de uma mesma vista, com exceção dos estúdios e biblioteca que se relacionam com lado interno do conjunto.
No pavimento de acesso os blocos de serviços e administração organizam os espaços e conformam o espaço de convivência longitudinal que se inicia na rua até a paisagem do lado oposto.
O bloco da quadra situa-se em um nível mais baixo e permite que seja um volume mais baixo relacionando-se com o bloco didático.
O vêdos das estruturas de concreto foi feitos com painéis de madeira que atenuam a incidência do sol e da chuva, além de adoçar a rigidez do elemento pré-moldado.
A escola inserida no contexto urbano de limite de um bairro periférico acaba por constituir-se em referencia e contribui para sua desejável organização.
Informação Complementar:
- Estrutura: Zamarion e Millen Consultores S/S Ltda. e Projeto e Consultoria SC Ltda
- Hidráulica / Eletrica: Sandretec LTDA
- Construção: Construmik Comercio e Construção Ltda.
- Coordenador do projeto / fde: Siméia Pinto
- Fotos: gruposp e Carlos Kipnis [FDE]